Nosso Blog

Tudo sobre Pectus e Hiperidrose

Tipos de Pectus

Tipos de Pectus

Talvez você já tenha visto pessoas com o que popularmente chamamos “peito de pombo”, que é um dos tipos de pectus, por exemplo.

O Pectus caracteriza-se por deformidades que ocorrem na parede do tórax devido a um crescimento anormal das cartilagens das costelas.
Em alguns casos, esse crescimento pode trazer problemas físicos, como falta de ar, fadiga e dor, ou até problemas sociais, já que por conta da questão estética, o paciente se sente receoso de expor essa região do corpo, na praia, por exemplo.

 

Abaixo os tipos de pectus mais comuns:

• Pectus excavatum: esse é o tipo de deformidade mais comum. É uma depressão do esterno e das costelas para dentro do tórax

Pectus carinatum: é o deslocamento do osso esterno e das costelas para frente, dando o aspecto de “peito de pombo”.

 

Existem outras deformidades da parede torácica que apesar de não serem um tipo de pectus merecem atenção, pois podem ser tratadas cirurgicamente

• Síndrome de Poland: é caracterizada pela associação entre a ausência do músculo peitoral maior e sindactilia (dedos unidos) ou braquidactilia (encurtamento dos dedos) nas mãos.

• Fendas esternais: separação parcial ou completa das duas barras que formam o osso esterno (localizado na parte anterior do tórax).

 

 

Está gostando do nosso conteúdo? Compartilhe!

Categorias
5E3DB778-BBC7-4BD6-9F1B-A0F2FF0DFEFB

Dr. Alan Pontes

Cirurgião Torácico com mais de 10 anos de experiência. Especialista no tratamento das deformidades do tórax e no tratamento definitivo do excesso de suor

Posts Recentes