“Será que minha recuperação será rápida e tranquila? 🤔
Como será o pós-operatório de pectus?”
Ninguém gosta de realizar cirurgias, muito menos ficar afastado por um longo período de suas atividades. Então é natural e até esperado que essa seja uma das principais dúvidas em consultório.
Aproveito e deixo esse vídeo do nosso canal no Youtube explicando detalhadamente sobre o assunto! Aproveito e peço sua inscrição.
Muito obrgiado e aproveite o conteúdo. 👇
“Dr, como será o pós-operatório?”
Alguns pontos precisam ficar claros:
🔹 Os cuidados pós-operatórios podem variar de acordo com a cirurgia realizada (Qual técnica foi usada?), doença que motivou (Carinatum ou Excavatum?), idade e outras doenças associadas.
🔹 Será um pouco doloroso, por isso necessita de analgésicos fortes nos primeiros dias, mas nada de outro mundo.
Atravessaremos essa etapa juntos. Você NÃO vai estar só!
🔹 Drenos podem ser necessários.
Nada mais é que um tubo fino de silicone usado para retirar líquidos que possam vir a acumular entre os tecidos. Os cuidados e a manutenção desse sistema influenciam diretamente no resultado da cirurgia.
🔹 A necessidade de cada paciente irá determinar a frequência e o tempo de fisioterapia respiratória. Alguns antecedentes como tabagismo, etilismo, obesidade, idade, entre outros, podem tornar o paciente mais suscetível.
Pós-operatório de pectus imediato
🔸 Tempo no hospital?
Em média 5 dias. Os primeiros dias são bem complicados por conta da dor. E é ela que segura o paciente esses dias no hospital. Alguns pacientes possuem uma tolerância maior e sentem menos dor, conseguindo receber alta até no 3º dia. Mas a grande maioria vai pra casa no 5º dia. Em alguns casos é necessário a colocação de drenos, podendo receber alta com eles.
🔸 Tempo de recuperação?
Técnica de Nuss – 15 dias.
Essa Cirurgia por ser realizada de maneira minimamente invasiva nos permite uma recuperação mais rápida, embora a dor nos primeiras 5 dias seja semelhante à técnica convencional. Porém, a grande maioria dos pacientes conseguem retornar atividades diárias já na terceira semana.
Técnica de Ravitch – 30 dias
A técnica de Ravitch é um procedimento antigo, reservado para casos extremamente específicos e complexos. Envolve uma incisão maior, o uso de drenos e a fratura proposital do esterno para corrigir o pectus. Após a cirurgia, é necessário dormir de barriga para cima por 30 dias e receber ajuda para levantar e deitar, evitando esforço na área operada.
🔸 Quando volto pra academia?
No mínimo 3 meses de afastamento. Na verdade é muito importante que não haja qualquer tipo de contato mais forte no esterno. Por isso qualquer atividade física nesse período está proibida (futebol, artes maciais, academia). Inclusive, pelo risco de queda, deve ser evitado andar de bicicleta e motocicleta. Esses primeiros meses são fundamentais para garantir um bom pós-operatório de pectus.
🔸 Quando posso dirigir?
Após os primeiros 30 dias, pode dirigir, mas com bastante cuidado. Semelhante ao tópico anterior, uma colisão no trânsito pode colocar toda a cirurgia por água abaixo. Bastante cautela nesse início.
🔸 É necessário mais alguma cirurgia depois?
Caso sua cirurgia tenha sido com a barra de Nuss, sim. Essa barra não pode permanecer por muito tempo e deve ser retirada. Quando removida antes dos 2 anos, aumenta bastante o risco de recidivar, portanto a nova cirurgia é feita ao final do terceiro ano. Nos casos de Ravitch, nenhum procedimento extra é necessário.
👉 Resumindo:
É uma cirurgia delicada, mas se feita por uma equipe experiente, respeitando todos os cuidados necessários, trará enormes benefícios para você que sofre com essa deformidade. O pós-operatório de pectus é feito em conjunto. Equipe multidisciplinar + Você paciente.
Caso tenha ficado alguma dúvida, deixa aqui nos comentários que ficarei feliz em ajudar. 👇
Nosso instagram tá recheado de conteúdo sobre Pectus. Confere lá.