Vamos conhecer as piores situações para quem sofre com Hiperidrose Palmar
Mas antes vamos relembrar o que é hiperidrose:
Trata-se de uma doença genética responsável pelo excesso de suor nas mãos, pode ou não vir associada do aumento do suor na planta dos pés também. Dentre todos os tipos é considerada a mais estigmatizante. Torna a pessoa mais extrovertida, evitando ao máximo o contato social.
Há relatos inclusive de pacientes que não conseguiram mais desempenhar sua profissão em decorrência da Hiperidrose Palmar.
1. CUMPRIMENTAR ALGUÉM
Sem dúvida, dentre as três situações que vou descrever aqui, o ato de cumprimentar alguém, de apertar as mãos – tão comum na nossa cultura ocidental – é o que mais aflige as pessoas que sofrem com essa doença. Alguns pacientes apresentam problemas severos de comportamento que podem inclusive implicar no desenvolvimento social.
Imagine uma criança pequena que sofre com excesso de suor na mão, tendo que lidar, sem maturidade emocional, com bullying e rejeição. Isso pode causar um dano psicológico irreversível.
2. ESCREVER À MÃO
Algumas vezes a escrita no contexto escolar pode ser bem problemática. Conheço relatos de jovens que tiveram prejuízos acadêmicos devido ao excesso do suor. Imagina só a tensão na hora de marcar o gabarito em uma prova importante.
A toalha vira um adereço cada vez mais frequente na tentativa frustrada de contornar a situação.
Felizmente em certos concursos, como o ENEM, já existe a possibilidade de solicitar atendimento especializado e contar com a ajuda de um transcritor para garantir que não haja rasura no seu gabarito ou redação.
3. USAR BIOMETRIA
E o uso do celular? Biometria via impressão digital é algo fora de cogitação. Felizmente agora temos Face ID! Já tive paciente que perdeu o aparelho devido o excesso de suor corroer os componentes eletrônicos do telefone. Situação semelhante acontece com controles de videogames e teclados de computador.
Vejo exemplos como esses todos os dias no consultório e sei exatamente suas queixas e suas dores.
Quero deixar claro que hiperidrose tem cura! Através da simpatectomia, conseguimos resolver definitivamente seu problema!
Conte sempre comigo.
Confira mais no nosso instagram: @alanpontes